Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Projeto "As Cores de Redenção"


A Secretaria da Educação de Redenção/Ce com a proposta de dar continuidade à reflexão, iniciada em maio DE 2009 com o Projeto as Cores de Redenção: História e Cultura Afro-Brasileira, promoveu em 19 de ouitubro de 2009 mais um encontro com Coordenadores e professores de História da rede municipal para conclusão das ações que serão desenvolvidas até novembro onde acontecerá uma nova ação com apresentação das atividades realizadas nas escolas. O Professor Luís Gonçalves Quirino deixa a todos os amigos deste blog uma poesia de sua autoria intitulada O orgulho de ser negro.

Muitos põem a mão no rosto
Pois tudo é ilusão
Dizem que somos iguais
Mas há discriminação.
Perante a Constituição
Eu sei que existe a igualdade
Todos têm o mesmo direito
Dentro da sociedade.

Mas da Constituição
Para a realidade
Há uma diferença enorme
Não é cumprida a metade!
A discriminação indireta
Exige que tracemos metas
Pra nossa realidade.

Com certeza o momento
Agora é de inclusão
Precisa-se de movimentos
E mais valorização.
Com o Projeto da UNILAB
Possibilita igualdade
Entre a população.

Se é verdade que existe
Realmente a igualdade
Por que ao participar de concursos
Meu direito era negado
Por três concursos passei
Somenteno último entrei
Consegui ser contratado.

Não precisa perguntar
Eu sempre fui aprovado
Nos concursos que fazia
mas sempre era negado
Mas com um jeito jeitoso
Sempre fui um pouco teimoso
Por isso não fui derrotado

Eu sei que aqui no Brasileira
Não existem leis racistas
Mas até mesmo no olhar
As pessoas deixam pistas
O que vale é a ação
E a discriminação
Muitas vezes está a vista.


Mas apesar de tudo isso
Existe negro otimista
Muitos conseguem destaque
São intelectuais ou artistas
Ele ergue a cabeça
Não espera que aconteça,
Pois a vida é de conquistas.

Sei que houve a abolição
Da nossa escravatura
Onde os escravos trabalhavam
Também na agricultura
Mas quando foram “libertos”
Ficaram como num deserto
Sem calçado e sem fartura.

Espero que o negro agora
Aprenda a se valorizar
Valorizar-se é pouco
Que possa se orgulhar
De ser negro em RedençãoComNa minha concepção
Ele precisa se aceitar.


Parabéns a todos os professores pelo brilhante trabalho desenvolvido nas Escolas Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário