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sábado, 18 de abril de 2009

REDENÇÃO EM TEMPO DE INCLUSÃO


Pensar em uma escola de qualidade para todos, incluindo alunos e professores numa perspectiva social e cultural é considerar a realidade em que esta educação foi construída. As classificações feitas como “retardado”, “deficiente”, “desajustado”, “doido”, ou “diferente, mas especial”, é que identifica a cultura desta comunidade.
Aceitar e valorizar a diversidade de classes sociais, de culturas, de estilos individuais, de aprender, de habilidades, de línguas, de religiões e etc, é o primeiro passo para a criação de uma escola de qualidade inclusiva para todos. Redenção deu esse passo. A inclusão deixou de ser um sonho e hoje é realidade em todas as escolas. A inclusão mostrou-se ser beneficial para a educação de todos os alunos independente de suas habilidades ou dificuldades.
A diversidade de pessoas atendidas, as metodologias educacionais praticadas em salas de aula regulares, a interação social com crianças ditas normais oferece oportunidades de construir conhecimentos, aumentar a auto-estima das crianças identificadas com “necessidades especiais”.
As comunidades estão mais sensíveis com as questões de discriminação que acontecem no cotidiano. Os alunos sem necessidades especiais educados em conjunto com alunos com “Necessidades Especiais” desenvolveram uma habilidade maior de liderança e cooperação.
Escolas devem se tornar um lugar de aprendizagem para todos.

Lembre-se Professor
Não podemos nos dar ao luxo de criar currículos e programas educacionais que só favoreçam a uma classe privilegiada. Precisamos, sim,ter currículos e programas que proporcionem uma educação de qualidade para todos, dando aos nossos alunos os instrumentos necessários para que eles, mesmo com suas deficiências – físicas, emocionais ou econômicas –desenvolvam seu potencial ilimitado de aprender.
Redenção, 08 de abril de 2009



NÚCLEO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Profª Conceição Mesquita

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