Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Iguais na diferença: um jeito novo de caminhar

Todas as pessoas, todos os dias têm contato com outras pessoas, interagem, constroem sonham juntos, traçam e realizam metas, descobrem-se, amam-se, crescem, enfrentam desafios. Neste caminhar compartilhado a aprendizagem é desenvolvida deixando marcas e adquirindo outras, dando significado para sua vida. Este é o estilo de vida de pessoas “ditas normais”.
E porque não da pessoa com Necessidades Educativas Especiais?
As Escolas inclusivas trazem um novo olhar mostrando que pessoas deficientes também têm sentimentos, sonhos, desejam de aprender e que não é isolado que a aprendizagem vai acontecer. É legal quando vemos na TV crianças e jovens com Sindrome de Down despertando seus sentimentos, mostrando suas habilidades e nos acomodamos que isso está fora da nossa realidade.
É preciso acreditar que somos capazes de fazer a diferença em nossa sala de aula. O Slogan da Campanha da Secretaria Especial dos Direitos Humanos nos adverte “Somos todos iguais na diferença”, nos dando a idéia de que é na diferença que nos percebemos iguais em humanidade dentro de nossas limitações e habilidades.
A Secretaria da Educação do Município de Redenção/Ce sob a gestão da profª Ana Paula Fonseca Braga acreditando nesse processo desenvolve ações através do Núcleo da Educação Inclusiva despertando este jeito novo de caminhar acreditando que “A redenção de um povo é construída através da educação”.

Maria da Conceição Mesquita da Silva
Psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário